REQUERIMENTO - PROPOSITURAS

Número Data do documento Data da Sessão de Apresentação Legislatura Ano
80 04/12/2018 Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação 2017-2020 2018
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Autor Vereador
Helena Salete C. G. Ceolin - Salete Ceolin
Entrega de Moção de Congratulação

REQUERIMENTO Nº 80/2018

ASSUNTO: Entrega de Moção de Congratulação

Reqte: HELENA SALETE C.G.CEOLIN SALETE CEOLIN.

Reqdo: Presidente da Câmara Municipal.

A Vereadora que esta subscreve, Integrante da Bancada PDT, vem até Vossa Excelência, com base no Art. 177, XVIII, do Regimento Interno, requerer, entrega de MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 79/2018, aprovado em plenário no dia 12 de novembro de 2018. As participantes e Coordenadoras da 1ª Cavalgada Feminina do CTG Tauras de 35, em homenagem aos 27 anos do CTG Tauras de 35.

Que seja entregue a Moção de Congratulação, as Coordenadoras CARINE DA SILVA RODRIGUES, CATIUCIA DA SILVA, SIRLEI MACHADO DE LIMA e VÂNIA MADALENA DE JESUS DUARTE, ao Patrão do CTG Tauras de 35 ADOLFO MARDIONE DUARTE, Participantes ANA CAROLINA ESCOBAR, ANA PAULA DOS REIS, RAQUELLI RODRIGUES REIS, CRISTIANE SARAGOSO DORNELLES, DARLENE ABREU, EDUARDA ESCOBAR, EDUARDA OBREGÃO DAHMER, ELONARA LÚCIA ESCOBAR, FERNANDA BAZZAN SCHWERS, GABRIELA ALMEIDA DOS ANJOS, DIOVANE RODRIGUES CASTRO, LÚCIA TERESINHA FURLAN, KIARA OTÍLIA FURLAN, MÁRCIA ADRIANE PATIAS FURLAN, RAISSA PATIAS FURLAN, PRISCILA ESCOBAR BENETTI, RUSSAIKA GONÇALVES SEVERINO PRENDEL, SUZANA DE FÁTIAM FAGUNDES, TALIA EDUARDA MACHADO, VALÉRIA SOUTO CONCEIÇÃO, VANUSA MARTINS CERUTTI, CARINA DE LIMA LÍRIO, ANTÔNIA LÍRIO, LÍVIA SANTOS MACHADO, MARIA ISABELA BUENO ASSE, FLÁVIA EICHELBERGER MACHADO, EMILY DUARTE DA ROSA, ROSA MARIA NASCIMENTO LIMA (1ª DAMA), CARIN PADILHA, ALAÍSE DELLA FLORA TERRA PILLATT, HÉRIKA FERNANDA DE JESUS DUARTE, SIMONE MACHADO FARIAS GOMES, KADJA FARIAS GOMES, OLIVA ABREU, JUSSARA ABREU, ZENANDRIA ABREU, PATRICIA BRUM VIANA, AMANDA MENEGAZZI OBREGÃO, LUCIANA SIQUEIRA ANDRADE, GILMARA DE FÁTIMA D. VENDRUSCULO, RAFAELA CONTESSA ZARDIM, GREIZE HAUP, ARIANE DUARTE, CATIA CRISTINA MÜLLER, ISAURA SANDER DE MIRANDA, VERA LÚCIA DIAS, DANIELE KUCHAK GOI, POLIANA RODRIGUES PALMEIRO e ROSANE REIS pela 1ª CAVALGADA FEMININA DE JÓIA, em homenagem aos 27 anos do CTG TAURAS DE 35.

Parabenizo as organizadoras, participantes e apoiadores da 1ª Cavalgada Feminina de Jóia. Evento que aconteceu dia 02 e 03 de novembro de 2018, de caráter essencial para a sociedade para mostrar o empoderamento feminino.

No dia 02/11 as cavalarianas foram recepcionadas com jantar e posão na Fazenda Invernada do Portal, propriedade do Senhor Denizad B. Freitas, na localidade de São João Mirim- Jóia RS.

Na manhã do dia 03 de novembro após o café da manhã, oferecido as cavalarianas, equipe de apoio e a Comissão Organizadora, ás 8h teve início a cavalgada, com almoço na Fazenda Pinheiro, propriedade da Senhora Georgina Hernandez.

Ás 16 horas, fizeram uma parada na Praça Marcial Terra e logo após, finalizaram a cavalgada no CTG Tauras de 35.

Levando beleza, simpatia e garra, as participantes, adeptas da cultura gaúcha, percorreram cerca de 20 km, num evento pioneiro neste gênero na cidade e provando que a montaria é também um esporte feminino.

A homenagem aos 27 anos do CTG Tauras de 35, com a 1ª Cavalgada feminina de cunho cultural, turístico e ecológico mostrou através das organizadoras, participantes e demais envolvidos muita dedicação, responsabilidade, disponibilidade, paciência e muito amor a uma tradição que merece ser celebrada, enaltecendo-a mulher gaúcha, mantendo vivo o cultivo tradicionalista e cultural entre estas mulheres.

O Rio Grande do Sul, em seu histórico, na maioria das vezes, apresentou a mulher como prenda, ilustrando a como ideal. A mulher moderna gaúcha, por outro lado, conquistou espaço dentro do tradicionalismo como campeira, patroa e outros afazeres que cabiam apenas aos homens. A figura feminina, atualmente, frequenta rodeios, faz parte da patronagem de Centros de Tradições e realiza atividades de campo como trabalhar em fazendas. Essa imagem cresce cada vez mais dentro do tradicionalismo, caracterizada por mulheres de fibra. As mulheres campeiras, como são conhecidas, envolvem-se nas cavalgadas, encilham seus cavalos e desfrutam da lida de Campo, participando de tantas outras atividades, isso nos permite reconhecer e valorizar a circularidade da mulher gaúcha em espaços tradicionalmente masculinos da cultura gaúcha.

Sugiro a entrega da referida Moção, na Sessão Ordinária do dia 10 de Dezembro de 2018.

Nosso reconhecimento a 1ª cavalgada Feminina de Jóia.

Plenário Jovêncio José Pedroso, 20 de novembro de 2018.

HELENA SALETE C.G.CEOLIN SALETE CEOLIN

Vereadora - PDT

Nenhum arquivo cadastrado!
Requerimento sem protocolo vinculado!